Para o correto combate às pragas urbanas, as empresas precisam, além do conhecimento específico e de profissionais especializados, de produtos e equipamentos de qualidade e tecnologia. Veja abaixo os artigos e equipamentos mais utilizados em dedetização:
- Pulverizadores: podem ser o costal manual, pressurizados ou elétricos, que representam a maneira mais comum de aplicação de inseticidas;
- Polvilhadoras: mais recomendado para o combate a baratas, pulgas e formigas, as polvilhadoras podem ser manuais, motorizadas ou elétricas. Sua utilização é indicada para superfícies incompatíveis com a umidade e para locais em que se deseja um efeito residual e constante.
- Termonebulizadores: mais utilizado em locais maiores do que residências (redes de esgoto e supermercados, por exemplo), os termonebulizadores utilizam o calor para vaporizar uma solução oleosa com inseticida.
- Atomizadores ou Nebulizadores: utilizado para grandes áreas, também são chamados de “turbinas”.
- Pistolas aplicadoras de gel inseticida: são pistolas de metal que dosam e aplicam em locais específicos e profundos os inseticidas em forma de gel. Muito usados no tratamento contra baratas e formigas.
- Armadilhas luminosas: utilizadas na captura de insetos voadores (como moscas, mosquitos, besouros e mariposas) e que são naturalmente atraídos pela luz no período noturno, o que é chamado de fototropismo positivo. O funcionamento desta armadilha fundamenta-se nas características da radiação luminosa do espectro eletromagnético. O método baseia-se na interrupção do ciclo de vida do inseto no estágio adulto através de seu aprisionamento e morte na armadilha. Trata-se de um método natural e razoavelmente eficaz, sendo bem menos nocivo e contaminador do que os inseticidas.
- Armadilhas adesivas ou pegajosas: são métodos que atraem os insetos através de alimentos, cores ou odores específicos e que provocam sua morte devido aos mesmos ficarem presos por horas no adesivo ultra-colante. Trata-se de um método muito criticado por causar intensa tortura e dor aos bichos.
- Porta-isca raticida: é um método utilizado para atrair os roedores. Fixada no chão, esta ratoeira utiliza em seu interior uma isca (veneno), que é fixa por uma pequena barra de ferro evitando que a mesma tenha contato com o ambiente. Assim, apenas o roedor consegue acessar o interior do porta-isca, morrendo envenenado em seguida. Além disso, possui uma haste para prender e evitar que o roedor saia com a isca, permitindo que outros roedores tenham acesso a armadilha.
- Seringas: muito usadas para aplicar produto contra cupins nas madeiras por meio de orifícios e fendas. É recomendado no combate a cupins de madeira seca e brocas.
- Trados injetores: equipamento de alta pressão muito utilizado contra o cupim subterrâneo.
- Ultra baixo volume (UBV): usado exclusivamente no combate à insetos voadores, como mosquitos transmissores de doenças e moscas.
- Equipamentos de proteção (máscara oxigenadora, macacão de tecido reforçado, botas de borracha, luvas de couro ou borracha macia, capacete ou touca de tecido reforçado): são itens que precisam ser utilizados pelos profissionais que lidam com os processos de dedetização, evitando assim sua contaminação pelas substâncias tóxicas.