Normalmente, um tratamento inicial com aplicações líquidas bem feito garante uma grande e rápida redução da população. Algumas vezes são necessárias 2 ou 3 aplicações a mais, quando a infestação é muito grande ou há período reprodutivo. Após essa primeira fase mais intensa, tratamentos de manutenção podem ser feitos em intervalos variados, de acordo com o nível de infestação e condições climáticas. A aplicação de inseticidas (líquidos, pó ou gel) deve ser feita em todos os lugares onde as baratas se escondem durante o dia. Além destes, outros métodos também usados para combater as baratas são aerossóis e iscas granuladas, sendo que estes possuem menor eficácia. Veja abaixo as vantagens da utilização de gel e líquido, os dois métodos mais utilizados na dedetização contra baratas:
Gel: Inodoro, aplicação em horário normal (não prejudica a rotina dos moradores), não precisa de preparo na área em que será aplicado. Além disso, atrai as baratas a uma distância de até 1 metro do ponto de aplicação e provoca a contaminação de outras baratas através do fenômeno que se dá o nome de “canibalismo de carcaças” ou pela ingestão de fezes de outras baratas contaminadas. É bastante eficaz na redução da população de baratas de um local.
Líquido: Usado dentro das residências, principalmente em locais estratégicos onde a barata costuma se esconder. O produto utilizado é um inseticida do grupo piretroide sintético e um organofosforado. Utiliza-se polvilhadeira e pulverizadora para a aplicação. Todas os moradores deverão se retirar do local durante, no mínimo, 3 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão abster-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.